Blog

No Brasil, onde quase metade da população não se exercita, a comodidade de treinar em casa é um grande diferencial. Só no estado de São Paulo há mais de 55 mil condomínios, alguns deles com infraestrutura de clube. Mas quais os principais benefícios de se contratar uma assessoria esportiva de qualidade? Muita gente não sabe, mas há uma legislação específica para isso o que pode gerar multas, se descumpridas, e o pior, conflitos e até acidentes.

Vinícius Monteiro, sócio da Lokal Assessoria de Esportes e Saúde, que atua há 15 anos no mercado, tem como prioridade a qualidade do serviço, com um time de profissionais de primeira linha. O empresário alerta que, de acordo com a Lei Federal 9696/98, que regulamenta a profissão de Educação Física, toda atividade física e esportiva deve ser orientada por um profissional habilitado e registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF) de sua região. Além disso, há a legislação estadual específica para os condomínios.

A Lokal Assessoria de Esportes e Saúde faz parte do Grupo KLP. Implementa atividades físicas na rotina por meio de aulas descontraídas, que geram adesão do maior número de pessoas, atividades que vão além da tradicional Musculação, com oficinas de Youtuber, Slime, Culinária, aulas de Dança, Yoga, grupo de Corrida e outros. Fazem mais, planejam e gerenciam uma academia dentro do condomínio.

No Rio de Janeiro, por exemplo, a Assembleia Estadual aprovou no fim do ano passado a lei 8.070, que obriga a presença de um Educador Físico como responsável técnico das atividades esportivas dentro de condomínios em todo Rio. De acordo com esta lei: os condomínios que disponibilizarem espaços de academias deverão registrar o responsável técnico junto ao CREF, quando a atividade física for dirigida e realizada em salas de treinamento físico.

Depois da lei, só na região da Barra da Tijuca e Recreio, o CREF flagrou 15 casos de exercício ilegal da profissão em áreas de Crossfit, musculação, Treinamento Funcional, futevôlei, eletroestimulação e beach tênis. Em todo Rio já foram 334 casos de pessoas exercendo ilegalmente a profissão. Esta é uma das preocupações da Lokal. “Sempre disponibilizamos profissionais de qualidade e atendendo todas as exigências legais e trabalhistas para trabalhar em condomínios”, afirma Vinícius.

Em Santa Catarina, o CREF faz campanha, desde 2017, junto aos condomínios com o objetivo de conscientizar para a prática responsável da atividade física. Distribuem folders nas visitas de orientação e fiscalização, enviam e-mails aos síndicos e disponibilizam informações no site.

Dados alarmantes - estudo publicado em dezembro de 2018 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no The Lancet Global Health Journal apontou que 47% da população brasileira adulta não realiza atividades físicas suficientes. Em 15 anos, o Brasil foi o país que registrou um dos maiores índices no porcentual de população com comportamento físico inadequado, ocupando a quinta posição entre os países com as piores taxas no mundo. E as mulheres brasileiras estão mais sedentárias - 53% são consideradas inativas. O motivo deste aumento seria a explosão do uso de tecnologias, maior urbanização, um aumento da classe média e ocupações sedentárias. O levantamento avaliou 1,9 milhão de pessoas em 168 países, em 2016.



5 BENEFÍCIOS DA CONTRATAÇÃO DE UMA ASSESSORIA ESPORTIVA DE QUALIDADE:

Prevenção de Acidentes em Equipamentos:  o síndico é responsável pelos espaços esportivos e equipamentos de ginástica. E a assessoria esportiva garante a segurança das instalações, equipamentos e respectivas manutenções. A equipe da assessoria esportiva realiza o treinamento de primeiros socorros, garantindo o pronto atendimento em caso de acidentes.

 

Profissionais Regulamentados: o quadro de colaboradores da assessoria esportiva é composto por profissionais de Educação Física registrados pelo CREF, evitando que o condomínio sofra autuação por atividade ilícita, caso haja fiscalização. Além disso, o síndico não vai precisar se preocupar com a gestão dos funcionários, assumida pela assessoria esportiva.

 

Melhora na qualidade de vida: a prática de atividades físicas traz mais disposição e saúde e melhora o relacionamento entre os moradores. A Organização Mundial da Saúde alerta que os sedentários estão mais suscetíveis a desenvolver algum tipo de doença, principalmente doenças cardiovasculares, diabete, câncer e demência. 

 

Economia: como a mensalidade é dividida entre os condôminos, o valor do investimento é mais em conta, se comparado às academias. Deve se contabilizar também a comodidade de não gastar mais com o deslocamento.

Desenvolvimento Físico de Forma Adequada: há atividades pensadas para toda a família e os professores são avaliados mensalmente pelos alunos, assim garantido a excelência das atividades. Há também controle dos atestados médicos e dos termos de responsabilidades dos alunos, como em qualquer academia de qualidade.

 

Sobre o Grupo KLP Esportes: O Grupo KLP Esportes e Saúde é referência de excelência e inovação com um portfólio de serviços completo. É formado pela Kainágua Academia, a Lokal Assessoria de Esportes e Saúde e a rede social Personal Trainer X.  O grupo atua há 30 anos promovendo a qualidade de vida e a saúde (física, mental e social), através de atividades físicas e sociais, onde o aluno desejar. A Kainágua por dez anos é considerada a melhor academia do Morumbi por oferecer atividades para toda a família. Já a Lokal atua em empresas e condomínios se destacando pela qualidade e diversidade dos serviços oferecidos. E o Personal Trainer X é a maior rede social digital do segmento no Brasil conectando professores a alunos.

Site:

Lokalwww.lokalesportes.com.br

Acesso ao Clube