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maratonaNO DIA ANTERIOR À PROVA:

Aumentar os carboidratos na dieta:

Ingerir massas no jantar ou pratos à base de batatas, arroz, pão e macarrão;

Evitar em todas as refeições alimentos que possam causar má digestão:

Grãos: Feijão, milho, ervilha e grão de bico;

Gorduras: Frituras, molho branco c/ queijo ou creme de leite, queijo amarelo e empanado à milanesa;

Fibras: Folhas e verduras cruas e produtos à base de trigo ou arroz integral;

Evite misturas e prefira os preparados de forma mais simples: sem molhos pesados, sem cremes, somente os cozidos ou assados. 

Não exagere muito nas quantidades de alimentos mais elaborados fontes de carboidratos como: macarrão com molho rico em gordura, batata frita, feijão ou outros grãos, farofas com bacon ou carnes gordurosas;

Não coma volumes de alimentos maiores do que já está acostumado e fracione as refeições, ou seja, vá comendo durante o dia a cada três horas: Frutas, sucos, sanduíches, sorvetes de fruta sem cremes e coberturas, bolachas ou biscoitos salgados e doces, porém evitar aqueles recheados e com alta concentração de açúcar;

Durante as refeições: Evitar bebidas concentradas (suco de laranja puro e refrigerante) ou gaseificadas (refrigerantes). Preferir sucos diluídos com água, inclusive o de laranja ou água mineral sem gás.

CAFÉ DA MANHÃ DO DIA DA PROVA:

Não ingerir nenhum alimento que não conheça ou que não esteja acostumado. Manter os hábitos de costume aumentando as porções de carboidratos que podem ser: pão com cream-cheese, com geléia ou mel e queijo branco;

Evite a ingestão de leite, prefira iogurte ou suco de fruta natural diluído em água mineral e mais frutas: sem casca semente ou bagaços;

Evite fibras: cereais fibrosos, barras de cereais e pão integral;

Evite alimentos ricos em gordura;

Esta refeição deve acontecer de 1,5 a 2 horas antes da prova;

DURANTE A PROVA:

Hidrate-se com água.

Após a prova, você pode beber um isotônico.

Fonte: RGNUTRI

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